Informação como disciplina acadêmica

Autores

  • Marcos Aurelio Gomes UFAL

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Competência em informação. Educação de usuários. Formação de usuários.

Resumo

A sociedade contemporânea vem exigindo cada vez mais indivíduos com a capacidade de identificar suas necessidades de informação, ao tempo que sejam autônomos nos processos de acesso, busca, uso e comunicação da informação. Todavia, em qual local desenvolver essa capacidade? O presente estudo objetiva apresentar subsídios sobre a necessidade de uma disciplina voltada para a informação no contexto educacional. Estudo classificado como exploratório, estabeleceu como referência o uso dos dados apresentados na pesquisa de Gomes (2016) desenvolvida em duas universidades federais. Desta forma, foi possível estabelecer um cenário pela ótica dos estudantes de graduação presencial, a existência de demanda e a importância daquela disciplina no contexto do ensino, como também a relevância que as bibliotecas podem assumir no processo de ensino e aprendizagem por meio de ações e práticas mais tradicionais como a educação/formação de usuários e o estabelecimento e desenvolvimento da promoção da competência em informação no ensino superior.

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Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)