O INTER-RELACIONAMENTO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO COM A COMPETÊNCIA LEITORA NA ERA DIGITAL

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin UFES
  • Marilza Oliveira Gomes Barcelos UFES
  • Marta Leandro da Mata UFES

Palavras-chave:

Competência leitora. Competência em informação. Era digital.

Resumo

O ato de ler requer habilidades que possibilitem aprendizagens significativas por meio da busca e do uso de informações em diferentes suportes e modalidades na contemporaneidade, requerendo competência em informação para acesso, seleção e avaliação de um intenso fluxo informacional na era digital. Tendo em vista que as discussões teóricas no campo da competência em informação envolvem questões relacionadas com o impacto das tecnologias de comunicação e informação, destaca-se a importância de uma alfabetização em informação direcionada à competência leitora. Desse modo, tornou-se necessário identificar produções científicas de pesquisadores cadastrados em grupos de pesquisas brasileiros sobre competência em informação que direcionam suas investigações para o contexto da competência em leitura. Constatou-se que a competência leitora está inteiramente relacionada com a capacidade de buscar informações efetivas e com o uso de ferramentas e equipamentos eletrônicos. Um levantamento nessa área torna-se importante de forma que se possa refletir sobre processos de busca, seleção e avaliação da informação, assim como, acerca da produção e do compartilhamento de conhecimento sobre uma alfabetização em informação e digital voltadas para a competência leitora.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)