Acessibilidade comunicacional e seus desafios em bibliotecas universitária: o caso da Biblioteca Central da UFMA
Palavras-chave:
cessibilidade comunicacional. Inclusão. Direitos do cidadão. Biblioteca central da UFMA. Deficiência sensorial.Resumo
Apresenta a acessibilidade comunicacional como um importante recurso para a eliminação de barreiras no processo de comunicação acessível. Este estudo coloca em pauta este assunto, frente à biblioteca universitária, buscando que tais reflexões contribuam na construção de uma biblioteca sem barreiras na comunicação e a torne um lugar para todos. O objetivo é analisar sobre as boas práticas desenvolvidas em acessibilidade comunicacional no contexto da Biblioteca Central da UFMA, bem como, diagnosticar a existência ou não de políticas de inclusão de pessoas com deficiência visual e auditiva. Embasada no estudo foi possível concluir que a acessibilidade comunicacional deve integrar as discussões no campo da biblioteconomia, para que os bibliotecários conheçam melhor as boas práticas e as ideias facilitadoras no que concerne a comunicação acessível e possam desenvolver políticas de acessibilidade para a biblioteca da UFMA, bem como, modernizar as práticas já estabelecidas.Downloads
Edição
Seção
Eixo 2: Não devemos deixar ninguém para trás