REDES DE COLABORAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE: a relevância das ações de mediação da leitura na extensão universitária
Palavras-chave:
Leitura – Projetos de extensão. Mediação da leitura. Projeto de extensão – Mediação da leitura.Resumo
Buscou investigar, a partir da produção científica da Ciência da Informação, como a universidade e demais ambientes sociais, culturais e informacionais, podem, por meio da construção de redes de colaboração, proporcionar o enriquecimento cultural, social e cognitivo, seja a um público específico ou a qualquer sujeito social, favorecendo o desenvolvimento de competências e atitudes, entre elas de leitura, que auxiliem seu desenvolvimento na sociedade da informação. Objetivo: analisar, por meio da literatura científica da Ciência da Informação, onde e quais ações de mediação da leitura, de formação de leitores e/ou mediadores de leitura têm sido realizadas a partir de projetos de extensão de universidades brasileiras. Metodologia: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa-quantitativa, utiliza método bibliográfico e técnicas da bibliometria e análise de conteúdo, a partir do universo de artigos identificados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), publicados entre 2014 e 2019. Resultados: mesmo de maneira tímida, quando as universidades desenvolvem esses projetos, potencializam o crescimento e o fortalecimento dos sujeitos e da comunidade científica. Outro resultado identificado foram os diversos ambientes sociais contemplados por meio dos projetos de extensão, entre os quais: associações, casas de abrigo, penitenciárias, bibliotecas comunitárias, escolas, praças e feiras públicas. Conclusões: destaca-se a relevância da continuidade desses projetos de extensão que interferem e resultam em mudanças sociais substanciais, além da garantia que, por meio da leitura, os sujeitos possam se conhecer e reconhecer outras possibilidades de “vida”- de condutas e práticas sociais, sejam profissionais, econômicas, políticas, entre outras.Downloads
Edição
Seção
Eixo 2: Não devemos deixar ninguém para trás