METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO: INOVAÇÕES NO ENSINO

Autores

  • Dayanne da Silva Prudencio UNIRIO
  • Luisi Maria Costa de Oliveira ICICT

Palavras-chave:

Ensino em biblioteconomia. Metodologias ativas . Inovações pedagógicas. Ensino de graduação.

Resumo

Descreve a experiência de aplicação de metodologias de aprendizagem ativas no âmbito do ensino da disciplina Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento. Foram utilizadas as estratégias de sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em equipes, aprendizagem baseada em problemas entre outras. O Google Classroom foi utilizado como ambiente virtual de aprendizado para comunicação entre a docente, discentes e a monitora e neste foram incluídos os planos de aula, material instrucional, lista de exercícios, quizzes e bibliografia complementar. Conclui-se que as metodologias contribuíram para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, melhor aproveitamento da disciplina, correção de processos pedagógicos e dificuldades de aprendizagem e em síntese alcance dos objetivos propostos no programa da disciplina.

Downloads

Edição

Seção

Eixo 7: Construção e identidade profissional