Conheça os melhores trabalhos do CBBD 2022
Neste ano, a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação recebeu 218 resumos expandidos, distribuídos entre os 14 eixos do evento. A cada edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, as autorias dos melhores resumos expandidos de cada eixo são convidadas a submeter a versão completa para a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentacão.
Cada trabalho foi avaliado em cinco critérios: Criatividade e Inovação, Objetivo do trabalho, Fundamentação teórica, Resultados e Qualidade da redação. Conheça abaixo os melhores trabalhos por eixo:
Eixo 1 - Não deixar ninguém para trás
- "Bibliotecas acessíveis: uma realidade da EESC e do IQSC da USP", de Elenise Maria de Araujo, Eduardo Grazioli Silva e Clelia Junko K. Dimário.
- "Proposta de um modelo preliminar de letramento estatístico para a Biblioteca Isaac Kerstenetzky, do IBGE", de Danielle Sampaio Barreiros, Lívia Linhares de Britto, Luciana F. Lau e Gerlaine Braga.
Eixo 2 - O advocacy de todo dia
- "Mediação da leitura sob a perspectiva da Associação Viva e Deixe Viver", de Raquel do Rosário Santos, Pamela Oliveira Assis, Taize Santos da Silva, Joelita Pereira Oliveira e Acrisonélia Medeiros de Sousa Rocha.
- "'Não deixar ninguém para trás': análise temática das edições de 2013 a 2019 do CBBD", de Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira.
Eixo 3 - Formação e identidade profissional
- "Atuação do bibliotecário em startups: um panorama sobre as competências necessárias", de Daniela Luciana da Silva e Valéria Martin Valls.
- "A educação antirracista nos cursos de Biblioteconomia no Brasil", de Alexandra Faben e Debora Oliveira.
Eixo 4 - Ciência da Informação: diálogos e conexões
- "Práticas científicas da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus)", de Luciana Ferreira da Costa.
- "A produção científica brasileira sobre competência em informação: um estudo dos artigos indexados na BRAPCI (2000-2019)", de Djuli Machado de Lucca, Cassiane Leite e Patrícia Neubert.
Eixo 5 - Gestão e liderança em movimento
- "O fenônemo bookstan e as redes sociais: análise de estratégias utilizadas para atrair seguidores", de Jéssica Cristina Junior da Silva e Jaqueline Santos Barradas.
- "Florianópolis/SC como cidade do conhecimento: critérios e indicadores", de Aline Ferreira e Ana Maria Pereira.
Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios
- "Bibliotecas e ecossistema on-line do conhecimento livre: uma experiência com projetos Wikimedia", de Lilian Viana e Marina Macambyra.
- "Economia da atenção e as bibliotecas: ensaio sobre o papel das Bibliotecas em um mundo plataformizado", de Lorena Tavares de Paula.
Eixo 7 - VI Fórum de Bibliotecas Públicas
- "Biblioteca Pública no Brasil: lugar habitado?", de Daniele Achilles Dutra da Rosa e Renata Oliveira da Silva.
- "O Design Thinking nas bibliotecas públicas com foco no público nerd e fãs de cultura pop da cidade de São Paulo", de Clélia Lemonge e Adriana Souza.
Eixo 8 - III Fórum de Bibliotecas de Arte
- "Nomes artísticos em autoria de publicações acadêmicas e científicas", de Catherine Cunha e Samile Andréa de Souza Vanz.
Eixo 9 - II Fórum de Bibliotecas Prisionais (não foram submetidos resumos)
Eixo 10 - II Fórum de Bibliotecas Universitárias
- "Competências Infocomunicacionais dos Bibliotecários da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão", de Cláudia Maria Pinho Pecegueiro, Silvana Maria de Jesus Vetter e Larissa Silva Cordeiro.
Eixo 11 - I Seminário sobre Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades (não obteve pontuação suficiente)
Eixo 12 - I Fórum de Catalogação
- "Formato MARC 21 para dados de autoridade: considerações no processo da tradução", de Denise Mancera Salgado, Ana Rafaela Sales de Araújo, Felipe Arakaki, Fabrício Silva Assumpção, Marcelo Votto Texeira, Raildo de Sousa Machado, Oscar Eliel, Luciana Cândida da Silva.
Eixo 13 - VI Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (não obteve pontuação suficiente)
Eixo 14 - I Fórum de Debate sobre Competência em Informação (não obteve pontuação suficiente)