“Um novo modelo de biblioteca”

o discurso sobre a identidade das bibliotecas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Carlos Robson Souza da Silva Universidade Estadua de Londrina
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante UEL
  • Fábio Parra Furlanete UEL

Palavras-chave:

Bibliotecas, Educação Profissional e Tecnológica, Análise do Discurso

Resumo

Trata de uma proposta inicial de análise do discurso sobre o conceito e a identidade de bibliotecas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Discute os conceitos de bibliotecas multiníveis (MOUTINHO, 2014), bibliotecas mistas (BECKER; FAQUETI, 2015) e bibliotecas técnico-acadêmicas (TEIXEIRA, 2015). Utiliza como metodologia a proposta de análise de discurso de Michel Foucault (1996), enfocando-se na perspectiva crítica e na análise dos procedimentos internos de rarefação do discurso: autoria e disciplina. Tem como principais considerações finais que as propostas discutidas se restringem principalmente ao contexto dos Institutos Federais, não incluindo as realidades de outras instituições de dentro e de fora da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e não ultrapassando os limites da Biblioteconomia, enquanto disciplina que restringe a produção dos discursos sobre a temática.

Biografia do Autor

Carlos Robson Souza da Silva, Universidade Estadua de Londrina

Bibliotecário no IFCE, campus Cedro e Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UEL

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, UEL

Doutora em Ciência da Informação e Docente no PPGCI/UEL

Fábio Parra Furlanete, UEL

Doutor em Música e Docente no PPGCI/UEL

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional