Comunidade de práticas em bibliotecas públicas
trajetórias teórico-práticas para a construção de narrativas históricas, identitárias e de memória das bibliotecas populares do município de Niterói (RJ)
Palavras-chave:
Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Públicas - Teoria - Prática., Comunidade de Práticas.Resumo
Apresenta o “Projeto Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas: informação e intercâmbio de experiências” e o “Projeto Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas trajetórias teórico-práticas para a construção das narrativas históricas, identitárias e de memória das comunidades do Município de Niterói, localizado no Estado do Rio de Janeiro” (ACHILLES, 2022). Enfatiza o alinhamento entre Bibliotecas Públicas, Memória, Cultura e Desenvolvimento Humano com objetivo de ressaltar a importância da identificação e do reconhecimento da história, da identidade e da memória construída nos espaços das bibliotecas populares de Niterói junto às comunidades. Destaca que o projeto e suas ações utilizam como metodologia o sistema de aprendizagem social denominado comunidade de práticas (COP), elaborado por Etienne Wenger (2010), que funciona a partir da relação entre três dimensões: domínio, comunidade e prática, trabalhados a partir de um interesse comum, o que caracteriza a aplicação do método, como também a definição da COP. Conclui que dar seguimento ao fortalecimento do sistema de aprendizagem social, por via da comunidade de práticas em bibliotecas públicas, possibilita afirmar as bibliotecas públicas como territórios, espaços de memória e experiências, ressaltando a dinâmica marcada pela dúplice “teoria e prática”, e, ainda, alargando os diálogos e construções entre a universidade, instituições sociais e sociedade civil.
Referências
ACHILLES, Daniele. Bibliotecas públicas brasileiras: sob a perspectiva da memória e experiência. 2018. 282 f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
ACHILLES, Daniele.Comunidade de práticas sobre bibliotecas públicas: trajetórias teórico práticas para a construção de narrativas históricas, identitárias e de memória das bibliotecas populares do município de Niterói (RJ). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2022. (Projeto de Extensão).
ACHILLES, D.; KORNALEWSKI, A. Comunidade de práticas: revisão sistemática em prol das bibliotecas públicas. Bibl. Esc. em Revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 141-162, 2021.
ALFARO LÓPEZ, Héctor Guillermo. El obstáculo epistemológico y la biblioteca. In: Coloquio de investigagiónbibliotecologica y sobre La información, 25., 2008. Centro Universitario de InvestigacionesBibliotecológicas. Ciudad de México: UNAM, 2008.
ALFARO LÓPEZ, Héctor Guillermo. Estudios epistemológicos de bibliotecología. México: UNAM, Centro Universitario de InvestigacionesBibliotecológicas, 2010. (Teoría y métodos).
CASTELLS, M. Comunicación y poder. Madrid: Alianza Ed, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
IFLA/UNESCO.Manifesto IFLA sobre bibliotecas públicas. Paris: UNESCO: IFLA, 1972. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/documents/unesco-public-library-manifesto-1972.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.
IFLA/UNESCO. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em: 05 jun. 2022.
MEDEIROS, Ana Lígia. Biblioteca e cidadania. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, ano 4, p. 11-46, maio 2010.
PEIXOTO, R. C.; GONÇALVES, M. L.; ACHILLES, D. Biblioteca pública, memória e representação social. CONINTER – CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 10, 2021. Anais…Rio de Janeiro: UFF, 2021.
SCHLESINGER, P. Afterthe post-publicsphere. Media, culture&society,v. 42, n.7-8, p. 1545-1563, 2022.
SILVA, R.; ACHILLES, D.; SABBAG, D. Biblioteca pública e o lugar de si e do outro: lugar antropológico ou não-lugar? Palabra Clave (La Plata), v. 11, n. 2, e158, 2022.
WENGER,Etinne. Cultivatingcommunitiesofpractice: a quickstart-upguide for communitiesofpractice. 2002.
WENGER,Etinne. Communitiesofpracticeand social learning systems: thecareerof a concept. In: BLACKMORE, C. (ed.). Social learning systems andcommunitiesofpractice. London: Springer, 2010. p. 179-198.