Análise da proposição da criação de makerspaces como inovação para as bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Movimento Maker, Makerspaces, Biblioteca UniversitáriaResumo
Os Makerspaces são espaços de oferta a ferramentas e tecnologias que quando são incorporados em bibliotecas universitárias proporcionam uma aprendizagem prática e colaborativa. Dessa forma, o objetivo do trabalho é investigar a estruturação dos
Makerspaces em bibliotecas universitárias analisando as possibilidades que esses espaços proporcionam. Assim, foi realizado um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que buscou analisar as contribuições oferecidas pelos espaços maker no ambiente da biblioteca universitária. Portanto, os resultados mostram que os Makerspaces em bibliotecas universitárias possibilitam uma mudança na forma de atuação e nos serviços prestados pela biblioteca. Conclui-se que os espaços maker são inseridos no contexto das bibliotecas universitárias, pois permitem o desenvolvimento de ações educacionais.
Referências
BECKER, S. A. S.; TENÓRIO, N.; SARTORI, R. A criação do conhecimento em hackerspaces: as práticas voltadas para gerar inovação em organizações. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [S. l.], v. 15, p. e02102, 2021. DOI: 10.36311/1940-1640.2021.v15n.10990. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/10990. Acesso em: 28 jun. 2022.
BURKE, J. Making sense: can makerspaces work in academic libraries?. ACRL, Portland, p. 497-504, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/2374.MIA/5212. Acesso em: 01 jul. 2022.
CABRAL, V. H. A biblioteca no contexto da cultura maker: tendências e possibilidades em bibliotecas universitárias. Orientador: Luiz Tadeu Feitosa. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60332. Acesso em: 15 jun. 2022.
COUTO, J. F. Bibliotecas e Makerspaces: um espaço de colaboração e criação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/189785. Acesso em: 15 jun. 2022.
CORREDOR, J. A. J. Diretrizes para o funcionamento de Makerspaces de bibliotecas.2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação. São Paulo, 2018. Disponível em: http://biblioteca.fespsp.org.br:8080/pergamum web/ vinculos/000009/0000093e.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
CRUZEIRO, A. C; MATOS G. P; TEIXEIRA, C. S. Atuação de espaços maker em bibliotecas: tendências de ampliação para o empreendedorismo e inovação. In: Universidade Federal de Santa Catarina. Movimento Maker. Florianópolis, SC: Mariana Pessini Mezzaroba, 2020. p. 44-49. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2020/03/revista _VIA-8_edicao.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.
DOUGHERTY, D. The maker movement. Innovations: Technology, governance, globalization, v. 7, n. 3, p.11-14, 2012. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/499244. Acesso em: 28 jun. 2022.
FISHER, E. Makerspaces move into academic libraries. ACRL TechConnect Blog, v. 28, 2012. Disponível em: http://acrl.ala.org/techconnect/?p=2340. Acesso em: 28 jun. 2022.
GOMES, R. R. M. Análise do modelo de negócio coworking: uma proposta para a UFPB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13427. Acesso em: 15 jun. 2022.
SILVEIRA, A. L. M.; FRANZATO, C.; BILHALVA, G.; SANTOS KUCK, N. Estratégias de ação implementadas pelos Fab Labs de Porto Alegre/RS. Design e Tecnologia, v. 10, n. 21, p. 22-32, 21 dez. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index. php/det/article/view/805/299. Acesso em: 17 jun. 2022.
STURMER, C. R.; MAURICIO, C. R. M. Cultura maker: como sua aplicação na educação pode criar um ambiente inovador de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 77070-77088, 2021.Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/ BRJD/article/ view/33916. Acesso em: 15 jun. 2022.