Biblioteca Universitária Udesc no Youtube
desafios e oportunidades
Palavras-chave:
Biblioteca universitária, YouTube, Serviços de informação, Tutorias, CapacitaçõesResumo
Aborda a experiência da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina na criação e desenvolvimento do seu canal no YouTube. Parte da seguinte questão: por que a biblioteca universitária deve investir esforços na criação e manutenção de canais no YouTube? Tem como objetivos compartilhar a experiência da BU Udesc na gestão do seu canal no Youtube, bem como descrever o processo de construção e uso do canal, apresentar os indicadores de acesso e discutir as potencialidades do seu uso nos serviços de informação. Caracteriza-se como estudo descritivo, com abordagem mista e aplica técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, no qual os indicadores foram extraídos no Youtube no período de 2019 a 2022.Os resultados evidenciam o crescimento do canal da biblioteca quanto ao número de inscritos e visualizações e que a utilização de tutorias e transmissões ao vivo permitem que a biblioteca amplie o alcance dos serviços de informação, potencializando a comunicação e interação com a comunidade.
Referências
CAMPOS, Arthur Ferreira; RAMOS, Bruno Soares; DAVI, Maria da Conceição; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira de. O uso estratégico de redes sociais digitais no ensino-aprendizagem: um estudo com os objetivos 4 e 17 da agenda 2030. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 1-12, Número especial. 2021. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1835. Acesso em: 05 jul. 2022.
GAITÁN, Anabel; CORAGLIA, María Inés. Las bibliotecas universitarias argentinas y la educación en línea ante la pandemia por COVID19. Anales de Documentación, Espinardo, v. 24, n. 1, p. 1-11, 20 jan. 2021. Disponível em: https://revistas.um.es/analesdoc/article/view/439631/299881. Acesso em: 05 jul. 2022.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: foco no ensino aprendizagem. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 10, n. 2, p. 14-20, 1 nov. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n2.03.p14. Acesso em: 05 jul. 2022.
HAN, Lee-Yen. Library instruction on YouTube: using video tutorials to bridge students knowledge gaps at Nanyang Technological University Library. In: IFLA GENERAL CONFERENCE AND ASSEMBLY, 77., 2011, Porto Rico. Proceedings [...]. [S.l.]: IFLA, 2011. p. 1-1. Disponível em: https://doi.org10.13140/RG.2.1.1650.5686. Acesso em: 05 jul. 2022.
HOOTSUITE. Digital 2022 Global Overiew Report. [S.l: s.n.], 2022. Disponível em: https://www.hootsuite.com/resources/digital-trends. Acesso em: 04 jul. 2022.
HUBNER, Marcos Leandro Freitas; TEIXEIRA, Marcelo Votto; KROTH, Diego Fabrizio. Serviços da biblioteca na web 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site youtube.com. Ponto de Acesso, Salvador, v. 8, n. 1, p. 39-55, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v8i1.6932. Acesso em: 05 jul. 2022.
MOOREFIELD-LANG, Heather. Taking Your Library Instruction to YouTube. Library Technology Reports: Expert Guides to Library Systems and Services. [S.l.], v. 55, n. 5, p. 17-20, jul. 2019. Disponível em: https://www.journals.ala.org/index.php/ltr/article/view/7068. Acesso em: 06 jul. 2022.
MURIEL-TORRADO, Enrique; GONÇALVES, Marcio. Youtube nas bibliotecas universitárias brasileiras: quem, como e para o que é utilizado. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 22, n. 4, p. 98-113, dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2994. Acesso em: 05 jul. 2022.
PAGÁN, Liz M.; ORTIZ, Laurie A.. Web social y alfabetización informacional: experiencia en la universidad de puerto rico. E-Ciencias de La Información, San José, v. 7, n. 1, p. 1-24, 20 dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15517/ECI.V7I1.26374. Acesso em: 05 jul. 2022.
PRADO, Jorge Moisés Kroll do; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. Bibliotecas universitárias e presença digital: estabelecimento de diretrizes para o uso de mídias sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 165-181, set. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2733. Acesso em: 05 jul. 2022.
SANTOS, Raquel do Rosário; FREITAS, Lívia Santos de; FERREIRA, Héngret Santos; MIYAMURA, Camila Maria de Macedo. Expectativas dos usuários quanto ao desenvolvimento do dispositivo de comunicação da Biblioteca Universitária. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 31-43, 1 jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n51p31. Acesso em: 05 jul. 2022.
STREAMYARD. Conheça a plataforma de transmissões ao vivo adorada por milhões de usuários. 2022. Disponível em: https://streamyard.com/why-streamyard. Acesso em: 06 jul. 2022.
UDESC. Biblioteca Universitária. Bibliotube. 2022. Disponível em: youtube.com/udescbu. Acesso em: 06 jul. 2022.