Tecnologias da informação no ensino superior
o uso de recursos digitais em bibliotecas universitárias
Palavras-chave:
Bibliotecas universitárias, Cultura digital, Tecnologia para democratização no acesso à informaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de destacar a importância da presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no dia a dia das universidades, sobretudo em suas bibliotecas e que os agentes envolvidos precisam estar a par dos entraves que existem desde a disponibilização desses recursos digitais quanto a sua devida utilização. De natureza exploratória, essa pesquisa realizou uma revisão bibliográfica e documental, desenvolvendo um estudo de caso com o Sistema de Bibliotecas da Unilab, no intuito de saber a opinião da sua equipe em relação ao conhecimento digital dos usuários das bibliotecas. Após uma análise qualitativa, constatou-se que o sistema desconhece a maioria das dificuldades encontradas por seu público-alvo e que devem ser realizadas atividades voltadas para a escuta e capacitação desses indivíduos.
Referências
CASTELLS, M. A sociedade em rede: do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Orgs.). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005.
CUNHA, M. B. C. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14869. Acesso em: 16 abr. 2022.
FRANÇA, M. N.; CARVALHO, A. M. G. Tecnologias da informação e comunicação das bibliotecas universitárias públicas brasileiras: um estudo prévio. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 72-112, dez./mar. 2018/2019. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1498. Acesso em: 11 maio 2022.
FREEMAN, G. T. The library as place: changes in learning patterns, collections, technology, and use. In: COUNCIL ON LIBRARY AND INFORMATION RESOURCES. Library as place: rethinking roles, rethinking space. Washington, Estados Unidos: CLIR, 2005. Disponível em: https://www.clir.org/pubs/reports/pub129/. Acesso em: 17 maio 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JESUS, D. L.; CUNHA, M. B. Nível de adoção de tecnologias nas bibliotecas universitárias do Distrito Federal. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v. 29, n. 4, p. 155-186, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47557/29299. Acesso em: 11 maio 2022.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, mai./ago. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03. Acesso em: 16 abr. 2022.
KENSKI, V. M.; MEDEIROS, R. A.; ORDÉAS, J. Ensino Superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 141-152, jan./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9872. Acesso em: 11 maio 2022.
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MARCOVITCH, J. A informação e o conhecimento. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 3-8, 2002. Disponível em: http://bit.ly/2dmZhEi. Acesso em: 16 abr. 2022.
RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. Tecnologias digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Educação, Formação & Tecnologias, Logroño, Espanha, v. 9, n. 2, p. 37-55, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6119342. Acesso em: 11 maio 2022.
SANCHES, G. A. R.; RIO, S. F. Mediação da informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. CID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 103-121, jul./dez. 2010. Disponível em: http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/24/pdf. Acesso em: 16 abr. 2022.
SILVA, Douglas da. Escala Likert: o que é e como ela ajudará suas pesquisas? Blog da Zendesk. [S. l.], 02 jun. 2021. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/escala-likert/. Acesso em: 29 jun. 2022.
SOARES, S. C. Bibliotecas: espaços e serviços no atual contexto informacional. Elsevier, 19 nov. 2014. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/g9bd67a1tyy6u
w/Bibliotecas%20%20Espa%C3%A7os%20e%20servi%C3%A7os.pptx?n=27455143. Acesso em: 17 maio 2022.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Equipe: Biblioteca. Redenção, CE, 2022. Disponível em: https://unilab.edu.br/equipe-biblioteca/. Acesso em: 04 jul. 2022.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Sistema de Bibliotecas da Unilab. Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas da Unilab. Redenção, CE, 2018b. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/REGIMENTO-DO-SIBIUNI-APROVADO-Anexo-da-resolu%c3%a7%c3%a3o-n%c2%ba-34-2018-Regimento-Interno-do-Sistema-de-Bibliotecas.pdf?_ga=2.184517286.1842135436.1656511117-800074243.1624042463. Acesso em: 29 jun. 2022.
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA. Sistema de Bibliotecas da Unilab. Regulamento das Bibliotecas Setoriais do Sistema de Bibliotecas da Unilab. Redenção, CE, 2018a. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/REGULAMENTO-DO-SIBIUNI-Anexo-da-resolu%c3%a7%c3%a3o-n%c2%ba-33-2018-Aprova-o-regulamento-das-bibliotecas-do-setoriais.pdf?_ga=2.180792359.1842135436.1656511117-800074243.1624042463. Acesso em: 29 jun. 2022.