A educação antirracista nos cursos de Biblioteconomia no Brasil

um panorama da região sudeste

Autores

  • Alexandre Faben PPGCI/UFF
  • Debora Oliveira Universidade de Salamanca

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia, Região Sudeste, Educação antirracista

Resumo

Aborda a sistematização de disciplinas voltadas para a questão étnico-racial nos cursos presenciais de Biblioteconomia do Brasil, especificamente da região sudeste. Utiliza de pesquisa exploratória com caráter bibliográfico e documental a fim de mapear e analisar as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas. Revela que a maior parte dos cursos de Biblioteconomia, da região sudeste, possui disciplina que discute temas relacionados à questão étnico-racial apesar de não está abordada em todos os cursos de forma explícita, seja na nomenclatura da disciplina, conteúdo da ementa, e referencial bibliográfico utilizado. Evidencia os matizes do ensino e chama atenção o fomento da educação antirracista em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Biografia do Autor

Debora Oliveira, Universidade de Salamanca

Graduada en Biblioteconomía y Documentación y Máster en Ciencia de la Información por la Universidad de Fluminense en Brasil. Doctoranda en Programa de Formación de la Sociedad del Conocimiento en la Universidad de Salamanca. Actúa como maestra invitada de Metodología de la Investigación, dando charlas sobre Normalización de trabajos académicos nacionales e internacionales. Tiene interés por los temas de educación y biblioteca; premios literarios sudamericanos; el concepto de régimen de información; acción cultural en bibliotecas; actuación de bibliotecarios negros en Brasil

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Acesso em 10 de jul. de 2022.

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional