A educação antirracista nos cursos de Biblioteconomia no Brasil
um panorama da região sudeste
Palavras-chave:
Ensino de Biblioteconomia, Região Sudeste, Educação antirracistaResumo
Aborda a sistematização de disciplinas voltadas para a questão étnico-racial nos cursos presenciais de Biblioteconomia do Brasil, especificamente da região sudeste. Utiliza de pesquisa exploratória com caráter bibliográfico e documental a fim de mapear e analisar as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas. Revela que a maior parte dos cursos de Biblioteconomia, da região sudeste, possui disciplina que discute temas relacionados à questão étnico-racial apesar de não está abordada em todos os cursos de forma explícita, seja na nomenclatura da disciplina, conteúdo da ementa, e referencial bibliográfico utilizado. Evidencia os matizes do ensino e chama atenção o fomento da educação antirracista em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Referências
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.
BIBLIOO. Relações raciais na Biblioteconomia são tema de livro a ser lançado esta semana. 6 de julho de 2019. Disponível em: https://biblioo.info/relacoes-raciais-na-biblioteconomia-sao-tema-de-livro-a-ser-lancado-esta-semana/. Acesso em 10 de jul. de 2020.
BRASIL. Lei n.º 10.639, de 2003: Altera a Lei n. º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 10 de jul. de 2022.
CEPAL, NACIONES UNIDAS. Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe. 2018. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40155.4/S1700334_es.pdf?sequence=18&isAllowed=y. Acesso em: 09 de jul. de 2022.
CANAVATE, D.L. Raza y etnia, sexo y género: el significado de la diferencia y el poder. Reflexão política, v.14, n.27, jun. de 2012, p.68-88. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/110/11023066006.pdf. Acesso em 10 de jul. de 2022.
CLARENTINO REDE DE EDUCAÇÃO. Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Disponível em: https://claretiano.edu.br/graduacao/biblioteconomia. Batatais, SP. 156 páginas. Acesso em 10 de jul. de 2022.
DE LA ROSA RUIZ, DANIEL; G A P; DE LA CALLE M., C. Educación para el desarrollo sostenible: el papel de la universidad en la Agenda2030. Revista Prisma Social, Espanha, n.25, p.179-202, abr. 2019. Disponível em: http://ddfv.ufv.es/bitstream/handle/10641/1691/Educaci%c3%b3n%20para%20el%20desarrollo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 09 de jul. de 2022.
ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO. Disciplinas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Disponível em: https://www.fespsp.org.br/graduacao/cursos/biblioteconomia-e-ciencia-da-informacao#disciplinas Acesso em 10 de jul. de 2022.
IBGE, Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=245700&view=detalhes
Acesso em 10 de jul. de 2022.