Nomes artísticos em autoria de publicações acadêmicas e científicas
Palavras-chave:
Nome artístico, Atribuição de autoria, Produção acadêmica, Publicação científicaResumo
Aborda o uso do nome artístico na atribuição de autoria em publicações acadêmicas e científicas. Objetiva caracterizar as implicações do seu uso, as limitações do Currículo Lattes, a importância dos identificadores de autoria e do perfil no Google Acadêmico para evitar a dispersão da produção. Demonstra o caso com os nomes artísticos utilizados por seis docentes do Instituto de Artes da UFRGS. Conclui que o autor pode dirimir a dispersão e a perda e citações registrando-se no ORCID e criando seu perfil no Google Acadêmico e que as Bibliotecas podem auxiliar com treinamentos e normativas.
Referências
AACR2. 2. ed., rev. 2002ed. São Paulo: FEBAB, 2004.
CNPQ. Áreas do conhecimento: Lingüística, Letras e Artes. [S. l.], 2022. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp/linguistica-letras-e-artes. Acesso em: 18 jul. 2022.
CNPQ. Arquivos de ajuda da Plataforma Lattes. [S. l.], 2010. Disponível em: http://ajuda.cnpq.br/index.php/P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 17 jul. 2022.
ICMJE. Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly work in Medical Journals. [S. l.: s. n.], 2022. E-book. Disponível em: https://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf.
INEP. Instrumeto de avaliação de cursos de graduação Presencial e a Distância : autorização. Brasília: DAES, 2017a. E-book. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_autorizacao.pdf.
INEP. Instrumeto de avaliação de cursos de graduação Presencial e a Distância : reconhecimento e renovação de reconhecimento. Brasília: DAES, 2017b. E-book. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf.
LIBRARY OF CONGRESS. MARC Code List for Relators. Em: 2021. Disponível em: https://www.loc.gov/marc/relators/relaterm.html. Acesso em: 17 jul. 2022.
MEADOWS, A.J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
NISO CREDIT WORKING GROUP. ANSI/NISO Z39.104-2022, CRediT, Contributor Roles Taxonomy. [S. l.]: NISO, 2022. Disponível em: http://www.niso.org/publications/z39104-2022-credit. Acesso em: 17 jul. 2022.
PANTER, Michaela. Dar Crédito a Quem Merece: Melhores Práticas de Atribuição de Autoria. American Journal Experts, [s. l.], Série de Melhores Práticas da AJE, c2021. Disponível em: https://www.aje.com/br/arc/melhores-praticas-atribuicao-de-autoria/.
PLAZA, Julio. Arte/ciência: uma consciência. ARS (São Paulo), [s. l.], v. 1, n. 1, p. 37–47, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202003000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 16 jul. 2022.
SIQUEIRA, Vera Beatriz Cordeiro. Anexo da ficha de avaliação da área de artes. Brasília: MEC/CAPES, 2019a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/qualis-artes-anexo-ficha-pdf. .
SIQUEIRA, Vera Beatriz Cordeiro. Documento de área: 11 Artes. Brasília: MEC/CAPES, 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/artes-pdf. .
SIQUEIRA, Vera Beatriz Cordeiro. Ficha de avaliação: 11 Artes. Brasília: MEC/CAPES, 2019c. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/FICHA_ARTES_ATUALIZADA.pdf. .
ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.