Mediação implícita da informação para o protagonismo social
a experiência de revitalização da biblioteca escolar do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas
Palavras-chave:
Mediação da informação, Mediação implícita da informação, Biblioteca escolar, Protagonismo socialResumo
A mediação da informação deve constituir ação central no processo de apropriação da informação, contribuindo para a formação do protagonismo social, seja no plano explícito ou implícito. Nas bibliotecas escolares, estas atividades devem ser planejadas e executadas de forma consciente, pois seus resultados irão impactar um público ainda em formação e por vezes privado do acesso a estes espaços. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo descrever o Projeto de Revitalização da Biblioteca Escolar do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, detalhando e categorizando suas ações gestoras. Para o alcance desse objetivo geral, buscou-se identificar as etapas e ações de implementação do projeto, categorizar as ações identificadas à luz das abordagens da mediação da informação e verificar quais os pontos fracos e fortes observados no processo. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso associado à pesquisa participante, tendo como objeto o projeto de revitalização mencionado. Dentre os principais resultados, constatou-se que as ações de mediação da informação realizadas estão mais concentradas nas ações de mediação implícita, em especial no âmbito das atividades de gestão. Como considerações finais, destaca-se a importância da continuidade das ações, bem como de estudos que analisem a experiência, dimensionando a sua influência na comunidade escolar.
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da. (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, n. 1, v. 2, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119300>. Acesso em 18 jun. 2022.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 827 p.
BAHIA. Portaria n. 8347, de 15 de novembro de 2017. Revoga a portaria 5570/2014, de 08 de julho de 2014, que regulamenta o Estágio Curricular dos cursos Técnicos de nível médio, no âmbito da rede estadual da Bahia e dá outras providências. Disponível em:
<http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/>. Acesso em: 28 jun. 2022.
BRASIL. Lei n. 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm>. Acesso em: 26 jun. 2022.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECÁRIOS, CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO E INSTITUIÇÕES (FEBAB). Bibliotecas por um mundo melhor: agenda 2030. Repositório FEBAB. 2018. Disponível em: <http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563>. Acesso em 19 jul. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e suas dimensões dialógica, estética, formativa, ética e política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, n. 4, v. 30, p. 1-23, out./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047>. Acesso em: 20 jun. 2022.
GOMES, Henriette Ferreira. Dimensão Ética da Mediação da Informação: eixo articulador das demais dimensões e o desafio do intelectual orgânico em favor do protagonismo social. International Review of Information Ethics, v. 30, p. 1-14, ago. 2021. Disponível em: <https://informationethics.ca/index.php/irie/article/view/393>. Acesso em: 26 jun. 2022.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 285 p.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. 2000. Disponível em: <https://www.ifla.org/>. Acesso em: 23 jun. 2022.
JESUS, Ingrid Paixão de. GOMES, Henriette Ferreira. Dimensões da mediação da informação e suas contribuições para a formação do mediador da leitura: aproximações teóricas e empíricas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 26, p. 01-24, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/83369/47642/314099>. Acesso em: 24 jun. 2022.