A responsabilidade das bibliotecas na era da inteligência artificial

contextualizando a competência algorítmica

Autores

  • Pedro Ivo Silveira Andretta Universidade Federal de Rondônia
  • Ketry Gorete Farias dos Passos Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, IFLA Statement on Libraries and Artificial Intelligence, Competência Algorítmica

Resumo

Nesta pesquisa, tomamos como questão: “Quais as orientações para projetos educacionais relacionados à Inteligência Artificial em Bibliotecas?” e fixamos nosso objetivo em: apresentar as recomendações da IFLA sobre Inteligência Artificial em Bibliotecas e as compreensões emergentes sobre a Competência Algorítmica. A finalidade do estudo consiste em iniciar e orientar profissionais bibliotecários e equipes de bibliotecas a promover projetos para suas comunidades sobre o uso consciente e crítico da IA. Em nossa "Fundamentação Teórica" apresentamos uma breve contextualização sobre a relação dos algoritmos e a nossa sociedade. Na “Metodologia”, discorremos sobre o percurso de encontros com leituras e recursos que orientam os resultados e discussões. Em“Resultados”, apontamos alguns pontos da “IFLA Statement on Libraries and Artificial Intelligence”. Na “Discussão”, destacamos algumas pesquisas sobre Inteligência Artificial no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação, as compreensões sobre competência algorítmica e iniciativas de imersão nesta temática. Nas “Considerações finais”, chamamos a atenção para a comunidade acadêmica e profissional em Biblioteconomia e Ciência da Informação para explorar as ações em prol da competência algorítmica a partir de projetos e equipes multidisciplinares.

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 6 - O mundo digital: apropriação e desafios