A produção científica brasileira sobre competência em informação
um estudo dos artigos indexados na BRAPCI (2000-2019)
Palavras-chave:
Competência em Informação, Produção Científica, BRAPCIResumo
No Brasil, a competência em informação é objeto de estudos desde o ano 2000. No entanto, os estudos de mapeamento da produção científica ainda são escassos. Esse artigo analisa a produção científica brasileira sobre competência em informação indexada na BRAPCI entre os anos de 2000 e 2019, de modo a identificar os padrões da produção científica na temática, analisa a produtividade dos periódicos sobre o tema e os padrões de autoria das publicações. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem quantitativa-qualitativa, que busca construir indicadores para a mensuração da atividade científica na temática. Foram identificados 530 documentos, publicados em periódicos científicos (461) e anais de eventos (69), desde 2002, apresentando aumento expressivo após 2008. Dentre os resultados publicados em periódicos científicos, destacam-se aqueles editados por universidades (69,77%), sendo o mais produtivo, a Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (55). A co-autoria é pratica frequente na produção da temática, mas produtividade dos autores ainda é baixa, a maioria publicou entre 1 e 2 artigos. Entre os autores mais produtivos, Elizete Vieira Vitorino (34) lidera o ranking, mas destacam-se os pesquisadores vinculados as universidades públicas, das quais a UNESP possui maior número de menções. Os dados apontam a relevância dos eventos e dos periódicos editados por associações e universidades para a publicação das pesquisas sobre CoInfo no Brasil.
Referências
ALMEIDA, R. O. Produção nacional sobre competência informacional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 124-134, jan./jun. 2014.
BRITO, T. R.; LUCCA, D. M. Trajetória e evolução da temática competência em informação no Brasil: contribuições da Revista RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, p. 220‐249, set. 2018.
BUFREM, L. S.; COSTA, F. D. O.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; PINTO, J. S. P. Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 22-41, maio/ago. 2010.
BUFREM, L. S.; OLIVEIRA, E. F. T.; SOBRAL, N. V. Produção científica sobre temas pertinentes ao GT 7 indexada na base de dados BRAPCI. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 19, 2018, Londrina. Anais [...] Londrina: ANCIB, 2018.
DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P. S. A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentos indexados na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 380-407, set./dez. 2020.
FARIAS, G. B. et al. 20 anos de pesquisa sobre Information Literacy no Brasil: análise temática das teses e dissertações do catálogo da CAPES. Revista Iberoamericana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 289-301, jan./abr. 2021.
GRIZZLE, A. et al. Media and information literate citizens: think critically, click wisely! Paris: UNESCO, 2021.
LECARDELLI, J.; PRADO, N. S. Competência informacional no Brasil: um estudo bibliográfico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 2, n 2, p. 21-46, dez. 2006.
LEITE, C. et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação e Sociedade: estudos, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016.
MATA, M. L. Contribuições dos estudos acerca da competência em informação para a Ciência da Informação: uma análise a partir da produção científica do Enancib entre 2015 a 2019. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 232-263, jan./mar. 2021.
NEUBERT, P. S.; DE LUCCA, D. M. A produtividade autoral sobre competência em informação na América Latina: um estudo bibliométrico. In.: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 20., 2019. Anais eletrônicos […] Florianópolis, ANCIB, 2019.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Nota Qualis- Periódicos. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf. Acesso em: 30 maio 2022.
PINTO, M.; ESCALONA-FERNÁNDEZ, M. I.; PULGARÍN, A. Information Literacy in social sciences and health sciences: a bibliometric study. Scientometrics, Budapest, v. 95, n. 3, p. 1071-1094, jun. 2013.
SANTOS NETO, J. A.; MIRANDA, A. M. M. Indicadores métricos sobre competência em informação no Brasil: uma análise na BRAPCI. In.: VALENTIM, M. L. P.; BELLUZZO, R. C. B. Perspectivas em Competência em Informação. São Paulo: Abecin Editora, 2020. p. 395-423.
ROCHA, F. M. S. Análise da produção científica sobre competência informacional no contexto da Ciência da Informação no Brasil. 2019. 132f. Dissertação (mestrado em Ciência da Informação), Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
TREIN, J. M.; VITORINO, E. V. A evolução da temática competência informacional no Brasil: um estudo bibliográfico no período de 2006 a 2013. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 190-210, jun./dez. 2015.