Gestão das mídias sociais digitais
o caso das bibliotecas universitárias setoriais dos campi do continente da DIB/UFMA
Palavras-chave:
Gestão da comunicação, Mídias sociais digitais, Bibliotecas universitárias, UFMAResumo
Destaca-se a gestão das mídias sociais digitais, e seus impactos no processo de gestão da comunicação nas bibliotecas setoriais dos campis do continente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vinculadas a Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB). Tem-se como objetivo, avaliar a gestão das mídias sociais digitais realizada pelas(os) bibliotecárias(os) das bibliotecas universitárias setoriais dos campi de Pinheiro, Imperatriz, Grajaú, Balsas, Codó, Bacabal, São Bernardo e Chapadinha. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, para o desenvolvimento do estudo em tela. O instrumento de coleta de dados e informações utilizado, foi o questionário online, aplicado com as(os) bibliotecárias(os) que atuam nas referidas bibliotecas setoriais. Considera-se a partir dos dados coletados, que dentre as mídias sociais utilizadas tem-se o Facebook, Instagram e o Youtube. Ademais, percebe-se o alinhamento da gestão dessas mídias em consonância com a Diretoria, a qual essas bibliotecas possuem vínculo. Portanto, ressalta-se tanto a relevância de realizar um planejamento constante no que tange informação postada quanto a formação contínua dos(as) bibliotecários(as) para abrangência de conhecimentos a esse aspecto, o que contribuirá de forma eficiente e eficaz com a assistência informacional dos usuários.
Referências
ARAUJO, W.da S.A. A dimensão comunicativa da gestão da informação no contexto das mídias sociais de bibliotecas universitárias. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20414 Acesso em: 30 maio 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2014.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2, ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CORRÊA, M. de V.; VANZ; S.A. de S. A comunicação científica no contexto dos sites de redes sociais acadêmicas. In: Pesquisa, comunicação, informação. Porto Alegre: Sulina, 2016.
CRUZ, R. do C. Redes sociais virtuais: premissas teóricas ao estudo em Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v.22, n.3, p.255-272, set./dez. 2010. Disponívem em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/BDY3rQxHXHJ79pXKHqFdgbC/?lang=pt
Acesso em: 30 maio de 2022.
LUBISCO, N. M. L. Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos: transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional. Relatório de pesquisa desenvolvida durante estágio pós-doutoral, na Universidad de Salamanca (ES). Salamanca: Espanha, 2014. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2016/11/pdf_d3d73dd9c4_0000021464.pdf
Acesso em: 30 maio 2022.
SIQUEIRA, J.C. Pensando o serviço de referência: a possibilidade virtual. Ponto de Acesso, v.4, n.2, p.116-130, set. 2010.
Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4238. Acesso em: 30 maio 2022.