Metodologia para o mapeamento e diagnóstico de bibliotecas escolares
relato de experiência do CRB-14
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Diagnóstico de bibliotecas escolares, Conselho profissionalResumo
Já se passaram mais de 10 anos da Lei 12.244/2010 que universaliza as bibliotecas escolares no Brasil, no entanto, ainda são tímidos os reflexos de sua efetivação no país. Diante do exposto, o objetivo deste relato de experiência consiste em compartilhar uma metodologia para o mapeamento e diagnóstico de bibliotecas escolares, estejam elas vinculadas a escolas públicas ou privadas. O mapeamento das escolas consistiu no levantamento de informações acerca das bibliotecas escolares por meio de sites oficiais e outros. Com base na resolução nº 220 de 2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia foi elaborado um formulário para o diagnóstico de bibliotecas escolares. Conclui-se que o mapeamento das bibliotecas escolares e o diagnóstico podem contribuir/corroborar para o planejamento das atividades de fiscalização e gestão dos Conselhos de classe, bem como contribuir para políticas públicas e fomento de pesquisas na área.
Referências
BRASIL. Lei nº 4084 de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, p. 7149, 2 jul. 1962. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l4084.htm. Acesso em: 22 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.674 de 25 de junho de 1998. Dispõe sobre o exercício da profissão de bibliotecário e determina outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, p. 1, 26 jun. 1988. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=9674&ano=1998&ato=88eg3ZE1EeNpWT045. Acesso em: 22 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a Universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 25 maio 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 22 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 12, de 07 de outubro de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 88-90, 14 out. 2020. Disponível em: https://snel.org.br/wp/wp-content/uploads/2020/11/RESOLUCAO_N_12_DE_07_DE_OUTUBRO_DE_2020.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
CFB. Resolução CFB nº 220, de 13 de maio de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 524, 18 maio. 2020. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1349. Acesso em: 22 jul. 2022.
CFB. Resolução CFB nº 240, de 30 de junho de 2021. Dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das bibliotecas digitais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: seção 1, Brasília, DF, p. 195, 8 jul. 2021. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1372. Acesso em: 22 jul. 2022.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Portal da Educação Institucional. Florianópolis: SED, 2020. Disponível em: http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx. Acesso em: 22 jul. 2022.
SENA, Priscila Machado Borges. Retrato das Bibliotecas da Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina. Florianópolis: CRB-14, 2020a. Disponível em: https://www.crb14.org.br/usr/files/Relatorio-MPSC-versao-3.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.
SENA, Priscila Machado Borges. Instrumento de coleta de dados para a situação das Bibliotecas da Rede de Ensino Estadual de Santa Catarina. Florianópolis: CRB-14, 2020b. Disponível em: https://www.crb14.org.br/usr/files/Instrumento-RetratoBibliotecasSC.pdf.
Acesso em: 22 jul. 2022.
OHIRA, Maria Lourdes Blatt et al. Retrato das Bibliotecas da Rede de Ensino Municipal de Santa Catarina. Florianópolis: CRB-14, 2021. Disponível em: https://www.crb14.org.br/usr/files/Relatorio-MPSC-Oficial-BT-Escolares-Municipais.pdf. Acesso em: 22 jul. 2022.