O bibliotecário redefinindo novos desafios e atitudes para práticas leitoras nas escolas
mediações e ações em Cariacica/ES
Palavras-chave:
Bibliotecário escolar., Formação do Leitor., Representação da Informação., Leitura como Prática Libertadora., Atuação política da pessoa bibliotecária., Políticas públicas para a promoção da leitura, da literatura e das bibliotecas., Proatividade e liderança em defesa da profissão., Biblioteconomia .Resumo
O presente estudo apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa à comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adéquam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pela formação continuada dos profissionais, pela imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca – que se ergue para dar acesso as fontes de informação, com o exemplo do livro e outras formas de mediação no espaço da biblioteca escolar. Esses sistemas escolares necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana para promover as práticas leitoras. Conclui-se que há dificuldade de a informação trazer recuos a vida cidadã, nesse sentido a biblioteca escolar tem em sua função social, a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã, estimulando novas competências e habilidades para toda a comunidade de bibliotecários do país.
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