Educação continuada em informação para a pessoa bibliotecária em três vertentes

competência em informação, uso ético da informação e justiça social

Autores

  • Ana Paula Meneses Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Franciéle Carneiro Garcês da Silva Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2828-416X
  • Diogo Roberto da Silva Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gisele da Silva Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação continuada, Competência em informação, Uso ético da informação, Justiça social, Justiça informacional

Resumo

O interesse em desenvolver programas efetivos e eficientes de Competência em Informação (CoInfo) no âmbito dos sistemas de biblioteca e informação universitários têm se mostrado crescente. Mas, alguns destes sistemas têm observado a necessidade de investir na preparação do profissional em seu ambiente de trabalho. Como parte da pesquisa-ação em andamento, foi apresentado no decorrer deste trabalho a discussão teórica da proposta inicial de curso de extensão universitária de 36h, com 12 h em cada módulo, com atividades teóricas e práticas para uma atividade atualmente denominada: Educação Continuada em Informação para Pessoas Bibliotecárias de Instituições de Ensino Superior no Brasil.   A atividade é composta por três vertentes (Competência em Informação, uso ético da informação e justiça social na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação) e buscou aporte nas orientações da IFLA para o desenvolvimento profissional contínuo. A ação ainda está em fase de finalização e posteriormente registro no sistema de extensão universitária da universidade sede do grupo de pesquisa propositor. Esperamos, com a mesma, estimular a formação continuada das pessoas bibliotecárias, garantir a organização de programas de CoInfo em IES e apresentar meios de empoderamento das bibliotecas e de seus profissionais através destas ações.

 

 

Referências

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Publicado

10-10-2022

Edição

Seção

Eixo 3 - Formação e identidade profissional