Oficina de leitura crítica sobre a retórica de Aristóteles

relato de experiência de uma ação de extensão

Autores

Palavras-chave:

Oficina de leitura, Retórica, Desinformação

Resumo

Relata a experiência do projeto Oficina de Leitura Crítica, ligado ao programa de extensão “Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital” (CIDAD), cujo tema foi a obra Retórica, de Aristóteles. Expõe fundamentos conceituais e metodológicos da Oficina, e um breve histórico do projeto. Descreve como foram conduzidas as duas edições da oficina sobre a Retórica, as diferenças entre o formato presencial e remoto. Apresenta os principais tópicos discutidos e resultados alcançados. Relaciona a retórica com a discussão pública e o fenômeno da desinformação e seu combate. Defende o desenvolvimento da leitura crítica como uma habilidade que promove a confiabilidade informacional.

Biografia do Autor

José Cláudio Morelli Matos, UDESC

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021). Professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Biblioteconomia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação PPGInfo - UDESC. Coordena o Programa de Extensão Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação - CIDAD-UDESC. Tem experiência em estudos de Filosofia da Educação, Naturalismo Evolutivo (John Dewey, Daniel Dennett), filosofia moderna (David Hume), filosofia da informação, ensino de lógica, ética e Leitura Crítica. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de lógica aplicada à ciência da informação. Interesses: Sociedade da Informação, Leitura Crítica, Ética, Filosofia da Informação e da Ciência. Combate à desinformação.

Leonardo Ripoll Tavares Leite, UFSC

Doutorando em Comunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC) na linha Informação e Sociedade. Graduado em Biblioteconomia - Gestão da Informação (UDESC). Possui experiência nas áreas de Psicologia e Sistemas de Informação. Atua principalmente nos seguintes temas: Desinformação, Leitura Crítica, Filosofia da Informação, Disseminação da Informação, Semiótica, Mídias Sociais e nas intersecções entre Cinema, Literatura, Fotografia e Informação. Bibliotecário e agente de comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do programa de extensão interinstitucional Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (cidad.bu.ufsc.br)

Joanice Maria Dartora, UDESC

Aluna de graduação em Biblioteconomia e Ciências da Informação da Universidade Estadual de Santa Catarina.

Referências

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 17 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasília, DF: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 17 jul. 2024.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei nº 2630, de 2020. Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Brasília, DF: Senado Federal, 2020. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944. Acesso em: 17 jul. 2024.

MATOS, José Claudio. A interpretação de textos e a formação da pessoa reflexiva: sobre a concepção deweyana da leitura. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 54, p. 579–596, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p579a596. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13781. Acesso em: 06 jul. 2024.

MATOS, José Claudio; ALI, Thaís; SILVA, Eduardo; BARCELLOS, Alessandra. Novas leituras: reflexão e diálogo na experiência de um projeto de extensão. Extensio, Florianópolis, v. 7, p. 122-132, 2010.

MATOS, José Claudio. Interpretação filosófica de textos: manual didático. Florianópolis: UDESC, 2011.

MATOS, José Claudio; SILVA, Amanda Cristina da; COSTA, Amabile; MENDES, Lucas. Experiências de leitura e discussão de textos e ações do Programa de Extensão Civilização. Revista Extensão, v. 12, p. 95-106, 2017.

MATOS, José Claudio; YANO, Daniela de Cássia; ROHR, Daniele. Oficina de leitura e interpretação de textos: fundamentos e experiência de um projeto de extensão da UDESC. Udesc em Ação, v. 2, n. 1, p. 22, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1712. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1712. Acesso em: 6 jul. 2024.

RIPOLL, Leonardo; CUSTÓDIO, Marcela Gaspar; MATOS, José Claudio. O contexto da desinformação e a criação da Comissão de Confiabilidade Informacional. In: BEM, Roberta Moraes de; GRANTS, Andréa Figueiredo Leão (org.). A construção de saberes: protagonismo compartilhado em serviços e inovações na Biblioteca Universitária da UFSC . Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2018. p. 159-181. ISBN 9788565044189. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/192743/AConstrucaodeSaberes.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 05 jul. 2024.

RIPOLL, Leonardo; MATOS, José Cláudio; OLIVEIRA, Wesley Felipe de (org.). Leitura crítica na contemporaneidade: abordagens multidisciplinares. Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-17