Repositório institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA)

um relato de experiência sobre as ações realizadas nos anos de 2021-2023.

Autores

  • Fernanda Xavier Guimaraes
  • Nara Cristina Sousa da Silva UFBA
  • Érica Maria da Paixão Santana UFBA
  • Uillis Assis Santos UFBA
  • Ivana Aparecida Borges Lins UFBA

Palavras-chave:

Repositório Institucional., Universidade Federal da Bahia, Sistema de Bibliotecas

Resumo

Objetivou promover ações que potencializasse o Repositório Institucional da UFBA no período de 2021 a 2023. Foi elaborado um plano de ação para reorganizar a interface, atualizar o sistema e otimizar a arquitetura do ambiente. O resultado foi a atualização da versão 3.2 do Dspace para a 5.7, a elaboração de novos tutoriais, customização dos formulários de depósito, correção de metadados, disponibilização de documentos em acesso aberto, formulação de tira-dúvidas e treinamentos. Essa iniciativa contribuiu para aprimorar a qualidade dos serviços de comunicação e divulgação científica do RI e torná-lo inspiração para outros repositórios aplicarem as ferramentas e modelos utilizados.

Biografia do Autor

Nara Cristina Sousa da Silva, UFBA

Bibliotecária-documentalista do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Especialista em Gestão com Pessoas pelo Centro Universitário Cesumar. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Escola de Engenharia de Agrimensura (FEEA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia.

Érica Maria da Paixão Santana, UFBA

Bibliotecária-documentalista do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Especialista em Gestão de Pessoas pela Escola Superior de Administração (ESAMC).Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo ICI/UFBA.

Uillis Assis Santos, UFBA

Bibliotecário-documentalista do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA. Especialista em Gestão de Pessoas e Saude Corporativa pela Faculdade Adventista da Bahia. Graduado em Biblioteconomia  e Documentação pela Universidade Federal da Bahia.

Ivana Aparecida Borges Lins, UFBA

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia - SIBI/UFBA. Vice coordenadora do curso de Biblioteconomia na Modalidade a Distância CAPES/UFBA. Representante Região Nordeste da Associação Brasileira de Ensino em Ciência da Informação (ABECIN). Doutora em Ciência da Informação (2016), mestre em Ciência da Informação (2005), especialista em Leitura, teoria e prática (1998), graduação em Biblioteconomia e Documentação (1984). Professora permanente do PPGCI/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Difusão do Conhecimento e Apropriação de Saberes: acesso e uso da informação na sociedade - DIFUSAS. Ex-Chefe do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação DDI/ICI/UFBA; (2016 a 2019); exerceu o cargo de diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (2008 - 2010; 2013 - 2016) e de diretora de Biblioteca Universitária Jorge Amado (UESB/Jequié 1994 - 2003). Coordenou o Programa Nacional de Incentivo a Leitura - PROLER/UESB - Jequié (1999 a 2003).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, arquivologia, arquivos - acessibilidade, biblioteca pública - Bahia, biblioteca pública - acessibilidade, bibliotecas públicas - políticas públicas

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação - referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2023.

GOMES, Anilza Rita de Souza; ROSA, Flávia Goullart Mota Garcia. Análise das políticas de funcionamento de repositórios institucionais brasileiros. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n.1, p. 81-94, abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21342/14660. Acesso em: 16 maio 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/normastabular.pdf. Acesso em: 16 jan. 2022.

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (RI/UFBA). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/ Acesso em: 01 maio 2023.

ROSA, Flávia Garcia. Implantação do repositório institucional da Universidade Federal da Bahia: uma política de acesso à produção científica. In: SAYÃO, Luis et al (org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: Edufba, 2009. p. 231-248. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf. Acesso em: 01 maio 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"