A relação entre a biblioteca escolar, o desenvolvimento de competências e o enfrentamento à desinformação na Lei n.º 14837/2024 e na produção acadêmica da Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Competências, Desinformação, Lei n.º 14837/2024

Resumo

O aprendizado, em virtude da própria dinâmica social, está em constante transformação, exigindo novas formas de percepção e atuação das instâncias educacionais, dentre as quais está a biblioteca escolar. A par do advento da Lei n.º 14.837/2024, o objetivo desta pesquisa é identificar como ela reflete a produção acadêmica acerca da relação entre biblioteca escolar, atuação do bibliotecário, competências e enfrentamento da desinformação. Utilizou-se a análise do conteúdo. Ao final, foi possível se identificar que a diretriz legal direcionada à biblioteca escolar se harmoniza com a abordagem acadêmica, apresentando, ainda, o condão de contribuir no que atine à desordem informacional.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (Mestrado e Doutorado), dos Curso de Graduação (Biblioteconomia presencial, Biblioteconomia EaD e Arquivologia) e de Especialização. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Graduação em Direito pela Faculdade Social da Bahia (2014) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1992). Vice-presidente do Conselho Federal da Biblioteconomia (CFB) 19 gestão (2022-2024);Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFBA (2017-2021). Editora Chefe da Revista Ponto de Acesso (2020-2022). Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, memória, ABNT, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competência informacional, metodologia da pesquisa, formação docente e arquivo escolar. 

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Publicado

2025-01-22

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"