Práticas informacionais de bibliotecários a e desinformação em plataformas de mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas

Autores

  • Francisca das Chagas Viana IFPI/UFBA
  • Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira UFBA

Palavras-chave:

: Práticas informacionais – bibliotecários, Desinformação – plataformas de mídias sociais, Desinformação – aplicativos de mensagens instantâneas

Resumo

as informações elencadas neste trabalho fazem parte de uma tese de doutorado em Ciência da Informação vinculada à Universidade Federal da Bahia. Ressalta-se que, a referida pesquisa encontra-se em andamento. Quanto ao objetivo, esta produção científica apresenta dados obtidos da tese em sua fase de levantamento, seleção, leitura e análise de fontes de informação que tratam sobre os temas práticas informacionais e desinformação. Os resultados desse recorte apontam que as plataformas de mídias sociais e os aplicativos de mensagens são ferramentas usadas para a disseminação de desinformação e as crenças e emoções tornam as pessoas predispostas a acreditarem em conteúdos falsos.  

Biografia do Autor

Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, UFBA

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (Mestrado e Doutorado), dos Curso de Graduação (Biblioteconomia presencial, Biblioteconomia EaD e Arquivologia) e de Especialização. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Graduação em Direito pela Faculdade Social da Bahia (2014) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1992). Vice-presidente do Conselho Federal da Biblioteconomia (CFB) 19 gestão (2022-2024);Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFBA (2017-2021). Editora Chefe da Revista Ponto de Acesso (2020-2022). Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, memória, ABNT, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competência informacional, metodologia da pesquisa, formação docente e arquivo escolar. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Eixo "O mundo digital: apropriações e desafios"