Literatura acessível no Vestibular da UNICAMP
promovendo a inclusão no ensino superior
Palavras-chave:
Vestibular, Acessibilidade, Inclusão, Literatura, Deficiência, UniversidadeResumo
No Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 45 milhões de pessoas têm deficiência. A acessibilidade e a inclusão são direitos garantidos por lei e se destina a implementar, gradualmente, medidas para a remoção das barreiras para acesso das pessoas com deficiência de forma igualitária no ensino superior. Nesse contexto, iniciativas que possibilitem a adaptação de materiais bibliográficos como livros de literatura são importantes para permitir o acesso à informação registrada. O objetivo do trabalho é apresentar a implantação do espaço digital do Vestibular Acessível do Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como resultados, desde sua implantação, em 2019, foram registrados 496 downloads por pessoas com deficiência da literatura adaptada, com um aumento gradual dos acessos, o que demonstra boas perspectivas de aumento no número de pessoas com deficiência no ingresso como alunos da universidade.
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