Literatura acessível no Vestibular da UNICAMP

promovendo a inclusão no ensino superior

Autores

  • Maria Solange Pereira Ribeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Fernanda Alves Landim Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Michele Lebre de Marco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Ana Paula Postali Suzigan Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Vestibular, Acessibilidade, Inclusão, Literatura, Deficiência, Universidade

Resumo

No Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 45 milhões de pessoas têm deficiência. A acessibilidade e a inclusão são direitos garantidos por lei e se destina a implementar, gradualmente, medidas para a remoção das barreiras para acesso das pessoas com deficiência de forma igualitária no ensino superior. Nesse contexto, iniciativas que possibilitem a adaptação de materiais bibliográficos como livros de literatura são importantes para permitir o acesso à informação registrada. O objetivo do trabalho é apresentar a implantação do espaço digital do Vestibular Acessível do Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como resultados, desde sua implantação, em 2019, foram registrados 496 downloads por pessoas com deficiência da literatura adaptada, com um aumento gradual dos acessos, o que demonstra boas perspectivas de aumento no número de pessoas com deficiência no ingresso como alunos da universidade.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade