Acessibilidade, permanência e participação
avaliação das condições de acessibilidade arquitetônica da biblioteca da escola de engenharia da UFMG
Palavras-chave:
Acessibilidade, Biblioteca universitária, Pessoas com deficiênciaResumo
Propôs-se, neste estudo, realizar uma avaliação da acessibilidade arquitetônica da biblioteca da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a avaliação, foram usados os parâmetros estabelecidos nas normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR15599/2008 e NBR9050/2015 e nos documentos Checklist para bibliotecas (Nicoletti, 2010), bem como o Manual orientador (Fortalecimento [...], 2016). Observou-se que, na maioria dos itens, a biblioteca encontra-se em consonância com as diretrizes e normas estabelecidas. Contudo notou-se que as condições de acessibilidade são planejadas muito em função do usuário e deixa a desejar nos aspectos para os atendentes/funcionários.
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