Enquetes do Instagram para identificação de necessidades informacionais

relato de experiência em uma biblioteca universitária

Autores

  • Tahis Virgínia Gomes da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Emmanuel Carneiro Clemente Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Estudos de usuários, Serviço de referência, Aplicativo de interação social, Redes sociais – biblioteca

Resumo

Relato de experiência sobre a aplicação da ferramenta Enquete do Instagram com o público seguidor do perfil da Biblioteca do CCS/UFPB, especializada na área de saúde. O objetivo foi identificar a demanda informacional em relação à preferência pelo uso de materiais bibliográficos impressos ou digitais entre o público-alvo. É uma pesquisa do tipo descritiva, ocorrido em 2022, o arcabouço teórico foram os Estudos de Usuários. Os resultados indicaram que o uso de “Enquetes” pode ser utilizado para o estudo das necessidades informacionais do público-alvo, desde que utilizada de forma adequada e criteriosa.

Biografia do Autor

Tahis Virgínia Gomes da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Bacharela em Biblioteconomia - CCSA/UFPB. Mestra em Ciência da Informação-PPGCI/UFPB. Doutora em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB. Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Licenciatura plena em Educação Artística (habilitação em Artes Plásticas)/UFPB.

Emmanuel Carneiro Clemente, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Discente de Biblioteconomia - UFPB.

Estagiário na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços