Biblioteca escolar e o letramento informacional do estudante universitário

Fortalecendo a educação sustentável

Autores

  • Andréia Sousa da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - Doutoranda do PGCIN/UFSC
  • Gyance Carpes Secretaria do Estado de Educação
  • Vanessa Aline Schveitzer Souza Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Universitárias, Sustentabilidade, Letramento informacional, Educação de qualidade

Resumo

Neste ensaio apresenta-se alguns pontos de intersecção entre a biblioteca escolar (BE) e a universitária (BU) no que tange ao fortalecimento da educação de qualidade. Como objetivo, apresentar o quanto as ações desenvolvidas pelas bibliotecas escolares podem contribuir para o letramento informacional do estudante universitário, relacionado com estratégias dos ODS 4 e 10, apontando possibilidades de ações inclusivas que fortaleçam a educação, a partir das atividades desenvolvidas conforme apontadas no diagnóstico das biblioteca escolares na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Conclui-se que a BE e BU são espaços do exercício da cidadania e um instrumento de emancipação social.

Biografia do Autor

Gyance Carpes, Secretaria do Estado de Educação

Bibliotecária e Mestre em Ciência da Informação. Bibliotecária da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina.

Vanessa Aline Schveitzer Souza, Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina

Bibliotecária e Mestra em Ciência da Informação. Bibliotecária da Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade