Sinalização inclusiva e acessível em português, Braille e Libras:

o caso de uma biblioteca universitária

Autores

  • José Gláucio Brito Tavares de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. https://orcid.org/0000-0002-0926-7268
  • Joyanne de Souza Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. https://orcid.org/0000-0002-0596-3274
  • Kleison José Medeiros Leopoldino Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi.
  • Maria Aniolly Queiroz Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Biblioteca Central Zila Mamede. https://orcid.org/0000-0003-4485-1774

Palavras-chave:

Acessibilidade, Biblioteca universitária, Braille, Libras

Resumo

Contextualiza a inclusão e acessibilidade em bibliotecas universitárias, mediante um relato de experiência. Objetiva retratar o processo de desenvolvimento de um sistema de sinalização acessível em português, Braille e Libras, para ampliar o acesso às informações do acervo e possibilitar autonomia aos usuários. Descreve as ações realizadas, desde o material utilizado para elaboração dos conteúdos, com validação e apoio de outros setores da universidade, até a finalização e exposição das placas. Como resultado, foram elaborados textos em português e Braille e vídeos em Libras, além de cursos de capacitação para outras bibliotecas, com o propósito de expandir a ação.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade