Gestão do conhecimento

uma análise sobre as comunidades de práticas em bibliotecas universitárias

Autores

  • Bruna Rocha de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-9612-0469
  • Jessica Cristina Junior da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Jaqueline Santos Barradas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Comunidade de prática, Biblioteca Universitária, Gestão do conhecimento

Resumo

Tem como objetivo investigar o uso e a aplicação das comunidades de prática no contexto das bibliotecas universitárias. Utilizou-se a revisão bibliográfica para identificar artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, teses e dissertações disponíveis em repositórios acadêmicos. O estudo proporcionou uma compreensão sobre como as comunidades de prática são conceituadas e aplicadas em bibliotecas universitárias, e quais são os benefícios e desafios percebidos pelos pesquisadores. As comunidades de prática atuam na integração entre os usuários da biblioteca através do compartilhamento de conhecimento, a resolução colaborativa de problemas e o desenvolvimento profissional dos membros.

Biografia do Autor

Bruna Rocha de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2021). Atualmente, cursando o mestrado profissional em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2023).

Jessica Cristina Junior da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO - 2022)

Jaqueline Santos Barradas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ - 2015). Mestre em Administração (IBMEC-RJ-2008). Graduada em Biblioteconomia (UNIRIO - 1988). Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas