A importância do “Guia prático de fontes de informação: produtos e serviços digitais das bibliotecas da UNESP” durante o isolamento social da pandemia de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias - Serviço de referência, Recursos de informação - Manuais, guias, etc, Serviços de informação, Pandemias

Resumo

Apresenta a importância do Guia Prático de Fontes de Informação durante o período de isolamento social. Tem como objetivo destacar como se tornou uma ferramenta essencial para promover e centralizar o acesso a conteúdos digitais, contribuindo para a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e garantindo a continuidade das atividades acadêmicas. Foi possível verificar a ampla adesão da comunidade universitária, com mais de 6.000 acessos desde sua disponibilização. Conclui-se que representa uma iniciativa importante garantindo o acesso informacional durante a pandemia e pode ser útil também em outros contextos do ensino superior.

Biografia do Autor

Cláudia Inácio de Araújo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1995). Mestrado em Ciências da Saúde pela FAMERP. Atualmente é Diretora da Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP, campus de São José do Rio Preto, SP. Membro dos Grupos de Competência Informacional e Repositório Institucional UNESP da Rede de Bibliotecas da Unesp. Presidente da Comissão de Biblioteca, Membro do Comitê de Ergonomia e da Comissão Permanente de Patrimônio do Ibilce. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, biblioteca universitária, bibliometria, cientometria, busca e uso de informações eletrônicas.

Laura Mariane de Andrade, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Universidade Federal de São Carlos (2019-2021). Especialização em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2016) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca 2.0, web 2.0, mídias sociais e humanidades digitais.

Luciane Meire Ribeiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal

Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar (2010), Mestra em Engenharia de Produção, na área de Gestão da Qualidade, também pela UFSCar (2005). Possui ainda graduação em Agronomia pela UNESP/Jaboticabal (2000). Atualmente, atua como Bibliotecária e supervisora da Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário (STRAUD) na UNESP de Jaboticabal. Tem experiência em atividades de: orientação e normalização documentária de trabalhos acadêmicos e científicos; fontes de informação e pesquisa em bases de dados; competência em informação; estudo de usuários e necessidades de informação; tutoria virtual em Educação a Distância - EaD.

Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP, campus de Marília. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Supervisora Técnica da Seção de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação na Biblioteca da Unesp, campus de Marília.
Atua nos seguintes temas e afins: Tecnologias de Informação e Comunicação, Ontologias, Indexação Automática, Web, Ciberespaço, Competências em Informação (Information Literacy), Educação à Distância.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade