Palavras-chave:
Bibliotecas Universitárias, Empreendedorismo, Inovação, Makerspace, Tecnologia
Resumo
Aborda os Makerspaces observando aspectos que envolvem atividades que podem ser realizadas em Bibliotecas Universitárias (BU) verificando seu potencial como ferramenta para inovação, contribuindo para promover ações empreendedoras. Analisa os Makerspaces no contexto das BU, observando suas características. Trata-se de pesquisa bibliográfica de caráter teórico, acontecendo por intermédio de estudo e análise de uma revisão de literatura sobre Makerspaces em BU e a relação com empreendedorismo. Esclarece que o estabelecimento de Makerspaces em BU possui potencial de atrair usuários, necessitando de apropriação pela equipe da BU, e que se apresenta como ambiente propício para inovação e empreendedorismo no âmbito acadêmico.
Biografia do Autor
Everton Grangeiro Gonçalves, Universidade Federal do Cariri
Discente de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi aluno especial do Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA) na disciplina Informação e Memória. Atuou como bolsista do Programa de Aprendizagem Prática (PAP) no Núcleo de Gestão da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFCA. Desenvolveu atividades de Pesquisa como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, na UFCA. É membro do Grupo de Pesquisas SABERES - Informação e Cultura, Patrimônio Cultural e Sustentabilidade (UFCA) e LAGENTI - Laboratório Interdisciplinar de Gestão e Tecnologia da Informação (UFCA)
David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialização em Engenharia de Produção pela UFC (2001) e Graduação em tecnologia de processamento de dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atuação acadêmica: Desde 2005 é professor do Curso de Graduação em Biblioteconomia e, desde 2007 também do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Seção
Eixo 4 – Inovação e Tecnologias