Acessibilidade no contexto da biblioteca universitária da UFSC

serviços e métodos de trabalho

Autores

  • Juliane Fonseca Soares Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Guilherme Goulart Righetto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Suélen Andrade Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Acessibilidade, Modelo social da deficiência, Competências profissionais, Gestão de bibliotecas, Gestão da informação

Resumo

Compreender o termo acessibilidade é imperativo ao campo da Biblioteconomia para aplicar as políticas de inclusão em ações efetivas. Entretanto, as barreiras atitudinais, físicas e tecnológicas usualmente são negligenciadas, limitando e impossibilitando a participação de pessoas com deficiência. É nesse contexto que a Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina se destaca, oferecendo o serviço de Acessibilidade Informacional, buscando promover a inclusão e garantir a equidade para os membros da comunidade acadêmica. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência que ilustra como esse serviço tem ressignificado e difundido novas práticas bibliotecárias no contexto da acessibilidade.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços