Um caminho para o aperfeiçoamento

a educação continuada do bibliotecário universitário para o atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • José Mario de Oliveira Mendes Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
  • Tauane Lima dos Santos
  • Viviane de Oliveira Flores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Biblioteca Universitária, Bibliotecário Universitário, Formação Continuada

Resumo

Pesquisa exploratório-descritiva com objetivo geral de investigar caminhos que o bibliotecário pode seguir para o aperfeiçoamento no atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) com mapeamento de instituições que oferecem formação continuada na área do TEA. Aplicamos dois questionários: um, para colher pontos de vista dos responsáveis por indivíduos autistas sobre os bibliotecários, ambiente e trabalho da biblioteca universitária; e outro, para buscar respostas dos bibliotecários quanto à temática e suas experiências com o público autista. Com os resultados, observamos o quanto os responsáveis e autistas desejam frequentar a biblioteca, e como a falta de capacitação do profissional bibliotecário acaba afastando estes usuários do ambiente da biblioteca.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade