Quesitos do censo da educação superior como parâmetros para políticas de inclusão em bibliotecas

estudo de caso do Instituto Federal do Maranhão

Autores

  • Janaina Bianque do Nascimento Abreu IFMA/UNIRIO
  • Cládice Nobile Diniz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave:

Acessibilidade, bibliotecas, Censo da Educação Superior, IFMA, Parâmetros para Políticas de Inclusão

Resumo

Apresenta um panorama da acessibilidade das 23 bibliotecas dos campi com cursos do ensino superior no Instituto Federal do Maranhão, da ótica dos parâmetros do questionário do Censo da Educação Superior 2022. É um estudo de caso quantitativo com fins descritivos, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que levantou junto aos bibliotecários suas respostas às perguntas desse censo, por questionário estruturado. O tratamento dos dados permitiu descrever a situação, onde se destaca a necessidade de mais recursos de acessibilidade. Apontou que os quesitos do Censo são parâmetros úteis para nortear políticas de inclusão.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade