A pandemia de COVID-19 e os desafios da gestão de pessoas em bibliotecas universitárias

Autores

  • Ana Maria Pinheiro Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fernanda Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hugo Avelar Cardoso Pires Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maryne Mirydyane Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Gestão de pessoas, Covid-19

Resumo

O retorno aos atendimentos presenciais após a pandemia de coronavírus provocou ajustes nas relações de trabalho e trouxe desafios para as bibliotecas universitárias. Um deles é identificado na área de gestão de pessoas, pois as equipes sofreram impactos pelo isolamento social e modificações na configuração das atividades. O presente texto baseia-se em levantamento bibliográfico e busca refletir sobre a importância da gestão de pessoas no contexto pós-pandêmico nas bibliotecas universitárias e quais estratégias podem ser adotadas pelo bibliotecário para mitigar os efeitos prejudiciais causados pela pandemia. Considera-se, neste contexto, que a gestão de pessoas ganha mais importância nas unidades de informação.

Biografia do Autor

Ana Maria Pinheiro Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária da Escola de Arquitetura da UFMG e Especialista em Gestão de Pessoas.

Fernanda Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária da Escola de Arquitetura da UFMG e Mestre em Ciência da Informação. 

Hugo Avelar Cardoso Pires, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário da Escola de Arquitetura da UFMG, Mestre e Doutor em Ciência da Informação.

Maryne Mirydyane Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária da Escola de Arquitetura da UFMG e Especialista em Gestão de Projetos.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas