Orientação de iniciação científica por bibliotecários para formação omnilateral

Autores

  • Robson de Paula Araujo Universidade de São Paulo (USP)
  • Lilian Aguilar Teixeira Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Ana Claudia Lopes de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Rogério Ferreira Marques Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Capacitação, Produto educacional, Educação Profissional e Tecnológica, Processo educativo, Educação dialógica

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possibilitam aos estudantes aprimorarem a iniciação científica em seus cursos. Com o objetivo de ampliar os projetos de iniciação científica no IFSP Campus Sertãozinho, focou-se em criar um produto educacional para conscientizar os servidores, incluindo técnicos- administrativos, sobre a importância da iniciação científica na formação dos estudantes, com intuito de capacitá-los a elaborar projetos de pesquisas e motivá-los a usar essa abordagem pedagógica com os estudantes. Foi utilizado o método de pesquisa-ação, incluindo análise de diálogos coletados. Os resultados destacaram a necessidade de uma construção colaborativa de conhecimento para capacitar e motivar os servidores a orientarem estudantes em iniciação científica.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços