Tornando-se competente em informação

mapeamento das competências da equipe da rede de bibliotecas da universidade federal de São Paulo

Autores

  • Daianny Seoni de Oliveira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Edna Lucia Pereira Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Creuza Andrea Trindade dos Santos Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Cristiane de Melo Shirayama Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Maria Eduarda dos Santos Puga Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Competência em Informação, Planejamento, Universidade Federal de São Paulo

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear as competências da equipe da rede de bibliotecas para subsidiar o planejamento e a implementação do programa de Competência em Informação para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo. É fundamental que os profissionais da informação dominem todo o ciclo e recursos informacionais, a fim de facilitar o acesso, tratamento, recuperação e uso da informação, promovendo a geração de novos conhecimentos. Para isso, se faz necessário o aprimoramento profissional nesse contexto, enfatizando a necessidade de os bibliotecários possuírem Competência em Informação para desenvolvê-la em sua comunidade. O mapeamento das práticas de Competência em Informação revelou a falta de padronização nos serviços oferecidos pelas bibliotecas. Além disso, foram identificadas dificuldades como falta de pessoal e discrepância no conhecimento e na oferta de serviços. No entanto, a conscientização sobre a importância do tema e o envolvimento da gestão são indicativos positivos para a priorização dessas ações.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Eixo 2 – Produtos e Serviços