Palavras-chave:
Gerenciamento de dados, Dashboard, Power BI, Inteligência de negócio, Tomada de decisão baseada em dados
Resumo
O avanço tecnológico, que possibilitou a emergência da Ciência de Dados, também dotou as organizações de ferramentas, especialmente as de Business Intelligence, que geram informações visando apoiar uma tomada de decisão mais assertiva. Este trabalho apresenta um recorte de um estudo de caso no qual a ferramenta Power BI foi utilizada numa biblioteca universitária demonstrando como o seu uso pode auxiliar na análise e interpretação de dados, transformando-os em informação útil, articulada e de fácil interpretação para utilização dos gestores, por meio do uso de dashboard. Verificou-se, pelo estudo, como as ferramentas de BI podem contribuir para uma gestão mais efetiva no contexto das unidades de informação.
Biografia do Autor
Jacqueline Pawlowski Oliveira, UFMG
Graduada em Letras (1995) e também em Biblioteconomia (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Especialista em Informática - Ênfase em Engenharia de Software pelo Instituto de Ciencias Exatas da UFMG e Mestra em Ciência da Informação (2013) pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Exerce suas atividade na Biblioteca Universitária da UFMG nas áreas da Ciência da Informação e Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: software - bibliotecas, bibliotecas digitais, recursos educacionais, educação a distância
Eliane Pawlowski Oliveira Araújo, UFMG
Graduada em Administração, é Especialista em Gestão Estratégica da Informação (2010), Mestra (2013) e Doutora (2017) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade. Exerce a função de Coordenadora Adjunta do Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII/UFMG) dedicando-se a pesquisas que abordam temas relacionados à Gestão da Informação e Conhecimento, Comportamentos e práticas informacionais, Dimensões simbólicas do uso da informação, Informação e comunicação em ambientes digitais, Tomada de decisão e Neurociências aplicada a gestão, Metodologia e divulgação científica. É investigadora colaboradora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto, Portugal. É Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG) e Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. É membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR) e pesquisadora do Círculo de Estudos Rubakinianos (CERUB)
Elma Oliveira, Faculdade Santa Casa
Graduada em biblioteconomia e administração de empresas com Pós-graduação em Comunicação Empresarial. Vasta experiência na área de bibliotecas universitárias na gestão de equipes com ênfase na organização de prioridades e otimização de processos em redução de custos e aumento de receita. Expertise em criação e remodelação de bibliotecas com foco no conceito 4.0. Domínio em recepção das comissões de avaliação do MEC nos quesitos de autorização, reconhecimento e credenciamento de cursos para instituições de ensino.
Seção
Eixo 4 – Inovação e Tecnologias